São Paulo, quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Índice

BOLÍVIA

"Sim" à Carta tem 61,68% com 99% apurados

DA REDAÇÃO

O presidente boliviano Evo Morales anunciou ontem que pretende convocar "um por um" os governadores de todos os departamentos do país para "recolher propostas para implementar o tema das autonomias", previsto na Constituição aprovada em referendo no domingo. Um dos projetos urgentes é a criação de um Ministério das Autonomias.
De acordo com os últimos dados da Corte Nacional Eleitoral, o "sim" para a nova Constituição teve 61,68%, com 99% dos votos computados. Além de La Paz, Cochabamba, Oruro e Potosí, o "sim" ganhou no departamento de Chuquisaca, governado pela oposição a Morales.
O "não" foi majoritário em Santa Cruz, Beni, Tarija e Pando, cujos dirigentes reclamam um pacto nacional para revisar o texto. Morales, no entanto, respondeu que "a nova Constituição aprovada pela vontade soberana do povo já é de fato um pacto".
Morales disse ainda que seu governo já prepara leis e decretos para regulamentar a Carta, como o novo código eleitoral -que precisa ser aprovado para as eleições gerais em dezembro.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Atentado contra locadora mata 2 em Bogotá ; Uribe acusa guerrilha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.