São Paulo, quinta, 29 de janeiro de 1998

Texto Anterior | Índice

IRAQUE
Washington ameaça agir sem permissão
EUA se dispõem a "ataque solitário"

das agências internacionais

A secretária de Estado dos EUA, Madeleine Albright, afirmou ontem que seu país está disposto a "atacar sozinho" o Iraque caso este continue a dificultar o trabalho dos inspetores da ONU.
"Na viagem que farei não pedirei permissão ou apoio. Estamos preparados para atacar sozinhos", afirmou Albright, que parte para a Europa e Oriente Médio.
Ontem, França e Rússia reafirmaram não concordar com uma ação militar contra o Iraque agora.
O presidente Saddam Hussein tem dificultado o trabalho dos inspetores que verificam a eliminação das armas de destruição em massa iraquianas, condição para levantar o embargo imposto em 1991.
Saddam argumenta que os EUA dominam as comissões de inspeção e impedem a certificação.
Ontem, o chanceler iraquiano, Said al Sahaf, afirmou que a ONU deveria punir o norte-americano Richard Butler, chefe das comissões de inspeção. Butler disse nesta semana que o Iraque possui armas biológicas que podem destruir uma cidade israelense. "Butler não é neutro", disse Al Sahaf.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.