São Paulo, sábado, 29 de março de 1997.

Próximo Texto | Índice

TRAGÉDIA DOS EUA
Suposto líder do culto teria instruído seguidores a se matar três dias após mortes de San Diego
Polícia teme novos suicídios nos EUA

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
enviado especial a San Diego

A polícia norte-americana teme que aconteçam novos suicídios entre hoje e amanhã de seguidores da seita Heaven's Gate (Portão dos Céus).
Na quarta-feira, foram encontrados 39 mortos, 21 mulheres e 18 homens, numa mansão localizada no Rancho Santa Fé, subúrbio de San Diego, Costa Oeste dos EUA.
Eles pertenciam à Higher Source (Fonte Superior), grupo que criava sites de Internet. Segundo a polícia local, todos os indícios são de que as mortes foram causadas pela combinação da droga fenobarbital, álcool e asfixia. Até a tarde de ontem (noite no Brasil), 17 autópsias haviam sido completadas.
Marshall Applewhite, suposto líder do grupo, foi identificado ontem como sendo um dos mortos.
Em entrevista para a TV, em fevereiro de 1994, o ex-professor de música teria instruído seguidores do culto espalhados pelo país a se matarem três dias após o suicídio coletivo de San Diego.
De acordo com Ted Loman, que produz um programa de TV sobre óvnis, Applewhite teria dito: ``Leiam os jornais e, quando ficarem sabendo o que aconteceu, esperem três dias e juntem-se a nós''.
``Há dois anos alguns membros da seita viviam em Tucson, Arizona. Eu mesmo já os entrevistei'', disse Loman. ``Não sei se continuam lá, mas parece que sim.''
O produtor disse que a fita com as declarações de Applewhite já estão com a polícia.
O comandante Alan Fulmer, que conduz as investigações, afirmou que a polícia de San Diego já entrou em contato as do Arizona e do Novo México para procurar possíveis seguidores de Applewhite.
Fita
A rede de TV ABC exibiu a fita que o grupo enviou para um ex-integrante do culto anunciando o suicídio coletivo.
Na gravação, a maioria do integrantes aparece bem-humorada, alguns rindo. "Estou prestes a fazer lago que provavelmente este mundo considera a coisa mais terrível que uma pessoa possa fazer", disse um homem.
"Vamos passar para o próximo nível evolucionário acima do humano, pegando um veículo novíssimo que vamos usar no próximo nível", afirmou outro homem na fita.
Ele se referia a um objeto voador não-identificado que os integrantes da Heaven's Gate acreditavam estar atrás do cometa Hale-Bopp. Para o grupo, os corpos eram apenas "contêineres" temporários, e a morte os levaria a uma "vida melhor".
Os nomes de apenas duas das vítimas haviam sido divulgados até as 13h (hora local, 19h em Brasília). A polícia queria entrar em contato com as famílias das vítimas antes de liberar os nomes, e alguns dos parentes pediram que eles não fosse tornados públicos.

Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã