São Paulo, quinta-feira, 29 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TERROR

Poder de Bush é questionado

Suprema Corte analisa "combatentes inimigos"

DA REUTERS

A Suprema Corte começou ontem a analisar dois casos envolvendo os "combatentes inimigos" mantidos pelos EUA em prisões militares.
O foco são o período que eles podem permanecer detidos sem julgamento e o direito do presidente George W. Bush de tirar de cidadãos americanos capturados no exterior por suspeita de terrorismo o acesso aos meios legais de defesa.
Em suas deliberações, os juízes questionaram se os combatentes, capturados em campos de batalha no exterior e levados aos EUA, não deveriam ter acesso uma audiência militar -se não a um tribunal americano- para contestar sua prisão.
O primeiro caso envolve Yaser Hamdi, um ex-militante do Taleban capturado no Afeganistão, e o segundo se refere a Jose Padilla, um ex-membro de uma gangue de Chicago suspeito de tramar com a rede terrorista Al Qaeda um atentado radioativo em território americano.

Sem proteção
Os dois suspeitos foram declarados combatentes inimigos e detidos em uma prisão militar na Carolina do Sul, há cerca de dois anos, sem direito a nenhuma proteção prevista pelo sistema legal americano.
Os veredictos da Suprema Corte devem ser anunciados em junho e, segundo analistas, representam a mais importante decisão jurídica sobre os limites do poder do governo americano desde a Segunda Guerra Mundial.


Texto Anterior: Oriente Médio: Após ataque, Síria diz que não tolerará terror
Próximo Texto: Ásia: Tropas tailandesas matam 107 islâmicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.