São Paulo, quarta, 29 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Personagem surgiu em 1959

de Paris

Asterix e seu bando de gauleses "irredutíveis" apareceram pela primeira vez em 1959, na revista "Pilote". Desde então, o gaulês baixinho tornou-se, junto com o detetive Tintin, o principal personagem das histórias em quadrinhos em francês (o autor de Tintin, Hergé, era belga).
Uma popularidade que se espalhou por todo o mundo. A última revista, "A Galera de Obelix", editada em 96, teve uma tiragem inicial de 8 milhões de exemplares na Europa (2,8 milhões na França).
As revistas contam a história de uma pequena aldeia gaulesa que resiste às tentativas de conquista do Exército romano, para desespero de um Júlio César que não vê outro empecilho em seu caminho.
Isso graças à poção mágica, criada pelo druida Panoramix, que concede aos gauleses uma força extraordinária.
As disputas com os romanos são o fio central de quase todas as histórias, passadas em lugares variados (até na América).
Asterix enfrenta suas aventuras sempre acompanhado de Obelix, que, por ter caído em um caldeirão de poção mágica quando criança, possui naturalmente uma força fora do normal.
Além de valentes e encrenqueiros, os gauleses de Gosciny e Uderzo também demonstram uma enorme vontade de aproveitar os prazeres da vida. O maior de todos, claro, é devorar um suculento javali assado, após gastar boa parte do dia massacrando os pobres romanos. (RA)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.