São Paulo, sábado, 29 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TERROR

Suposto tio diz que foto é "brincadeira"; "Terror de fraldas" é manchete de jornal israelense

Exército divulga foto de "bebê-bomba"

Associated Press
Foto encontrada em Hebron mostra bebê vestido com bombas imitando militante do Hamas


DA REDAÇÃO

O Exército de Israel divulgou uma fotografia de um bebê palestino vestido como um homem-bomba, com cintos presos ao corpo com munição falsa e uma faixa vermelha na cabeça similar à utilizada por militantes do grupo extremista Hamas.
Em entrevista para a rede de TV Sky News, um homem se dizendo tio do bebê afirmou que a fotografia é verdadeira. "Foi uma brincadeira", disse.
A coronel israelense Miri Eisin disse que provavelmente a munição presa ao corpo do bebê não era verdadeira.
A fotografia, segundo Eisin, foi encontrada em um álbum de família de um membro do Hamas durante as inspeções que o Exército está realizando em Hebron.
O nome do membro do Hamas não foi divulgado. Segundo ela, a fotografia continua no álbum de família na casa em que foi encontrada. Uma cópia foi feita pelo Exército. O álbum teria sido aberto, segundo ela, para verificar se havia uma fotografia recente do membro do Hamas.
Fotografias de crianças um pouca mais velhas do que a que foi encontrada não são algo incomum nos territórios palestinos. Em uma manifestação do Hamas realizada ontem, um menino de cerca de dez anos de idade foi visto com explosivos falsos presos ao seu corpo.
Porém a fotografia de um bebê é incomum e acabou provocando revolta em parte da sociedade israelense, que foi vítima de 71 atentados suicidas cometidos por homens-bomba nos 21 meses de Intifada (levante palestino contra a ocupação israelense).
"Terror de fraldas", foi a manchete do diário israelense "Maariv", que publicou a fotografia na capa. O jornal israelense "Yediot Ahronot" divulgou a fotografia e escreveu "Vestimenta preocupante" no título da reportagem.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Oriente Médio: Israel destrói QG palestino em Hebron
Próximo Texto: Tragédia: Explosão de depósito causa 19 mortes no Afeganistão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.