São Paulo, quinta-feira, 29 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil é exaltado em comício que atrai milhares

DO ENVIADO ESPECIAL A SANTA CRUZ

Opositores de Evo Morales reuniram dezenas de milhares de pessoas ontem em Santa Cruz para o encerramento da campanha que defende o "sim" no referendo de domingo sobre mais autonomia aos departamentos (Estados), proposta rechaçada pelo presidente socialista.
No seu discurso, Germán Antelo, presidente do Comitê Pró-Santa Cruz, organização responsável pelo evento e que reúne a elite local, pediu mais aproximação com o Brasil ao criticar a aliança de Morales com a Venezuela e Cuba.
"Temos de voltar a dizer sim ao Brasil, com quem nos unem milhares de quilômetros de fronteira", disse Antelo, em alusão à nacionalização do gás boliviano, em 1º de maio último, que afetou sobretudo a Petrobras.
Além de Antelo, discursaram o prefeito (governador) de Santa Cruz e ex-presidente do comitê, Rubén Costas, e outras lideranças locais.
Apoiado por entidades empresarias cruzenhas e com nada sutil lema "Autonomia, carajo!", o showmício contou com uma platéia vestida com camisetas de campanha e milhares de bandeiras das cores de Santa Cruz, verde e branca.
No ar, helicópteros arremessavam panfletos. No chão a segurança era feita pela União Juvenil Crucenhista, cujo uniforme, que incluía uma braçadeira com o símbolo se Santa Cruz, lembrava o integralismo.
O evento contou com amplo apoio das empresas, das escolas e do governo departamental, que fecharam as portas à tarde. A imprensa local contribuiu convocando a população. (FM)


Texto Anterior: Defensor de autonomia acusa Morales de totalitário
Próximo Texto: CPI diz que EUA maltrataram imigrantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.