São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ORIENTE MÉDIO

Israel anuncia a captura de importante dirigente do Hamas
Tropas de Israel capturaram ontem um importante dirigente do grupo radical Hamas e seu lugar-tenente na cidade de Ramallah, na Cisjordânia. O Exército de Israel anunciou a prisão de Hussein Abu Kwaik, que estava havia bastante tempo na lista dos mais procurados por Israel, e de Freij Rumeidah.
O porta-voz do Exército não quis comentar relatos palestinos segundo os quais vários outros membros do Hamas também teriam sido presos por soldados. A operação foi descrita pela rádio Israel como uma "incursão de forças especiais".
Em março, tiros de tanque mataram a mulher de Kwaik e três de seus filhos que estavam em um carro em Ramallah. Segundo o Exército, o tanque tentava acertar palestinos armados, mas errou o tiro.
Em Hebron (Cisjordânia), colonos judeus entraram em choque com palestinos durante o funeral de um soldado judeu morto na véspera. No confronto, uma garota palestina de 14 anos morreu e vários palestinos ficaram feridos.
Em Nablus, milhares de palestinos participaram de um protesto que desafiou o toque de recolher imposto pelo Exército israelense.
No final do dia, o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, anunciou um pacote de novas medidas concebidas para melhorar a situação dos palestinos nos territórios ocupados e indicou seu ministro da Relações Exteriores, o trabalhista Shimon Peres, para chefiar a ajuda aos palestinos.


Texto Anterior: Show trágico: Ucrânia atrasa a identificação das vítimas
Próximo Texto: Governo convocará reservistas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.