São Paulo, quinta-feira, 29 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Brasil, encontro é para ganhar tempo

Unasul mantém reunião hoje em Quito

ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA

O Brasil não tem expectativa nenhuma da reunião de hoje entre os chanceleres da Unasul (União de Nações Sul-Americanas), convocada apenas para ganhar tempo até a posse do novo presidente da Colômbia no próximo dia 7 e para retirar a briga diplomática entre Caracas e Bogotá do âmbito da OEA (Organização dos Estados Americanos), da qual os EUA fazem parte.
Na avaliação brasileira, não há nada a fazer enquanto estiverem frente a frente o atual presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, e seu desafeto da Venezuela, Hugo Chávez. Os dois países romperam as relações diplomáticas, e qualquer negociação de fato só ocorrerá quando o sucessor de Uribe, Juan Manuel Santos, assumir, até porque ele já acenou com a bandeira branca.
O Brasil será representado na reunião de hoje em Quito pelo secretário-geral do Itamaraty, embaixador Antônio Patriota, que se preparava ontem para ouvir mais e interferir menos, a não ser para, eventualmente, apagar incêndios.
A Colômbia vai tentar acender o fogo repetindo o que já fizera na OEA: confirmar com mapas, vídeos, fotos e depoimentos sua denúncia de que a Venezuela dá guarida a grupos narcoguerrilheiros, especialmente às Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). E a Venezuela vai continuar blefando: o seu chanceler, Nicolás Maduro, disse em Brasília na última segunda-feira que tem "um plano" para reatar relações e trabalhar contra a guerrilha, mas não mostrou qual era.
O presidente Lula pediu ontem paciência na busca de diálogo entre Colômbia e Venezuela e disse acreditar no interesse da Unasul em construir entendimento entre os dois países. Ele disse que conversará com os três principais envolvidos no tema: Uribe, Santos e Chávez.
"Ainda não vi conflito. Eu vi conflito verbal, que é o que ouvimos mais aqui na América Latina", afirmou Lula.
Colaborou SIMONE IGLESIAS, de Brasília



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Maior acidente aéreo do Paquistão deixa 152 mortos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.