São Paulo, domingo, 29 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRAGÉDIA

Tchetchênia pode ser a causa

Rússia acha explosivos também no 2º avião

DA REDAÇÃO

Investigadores russos informaram ontem que foram encontrados traços de explosivos no avião Tupolev-134 que caiu na terça-feira à noite. Na sexta-feira, a mesma descoberta já havia sido feita após análises dos destroços da outra aeronave, um Tupolev-154. Todas as 90 pessoas que viajavam nos dois aviões, que caíram quase simultaneamente, morreram.
Com isso, é muito provável que os dois aviões tenham sofrido ataques terroristas e que os atentados estejam ligados às eleições na Tchetchênia, que ocorrem hoje. As duas aeronaves, que operavam linhas comerciais, partiram do mesmo aeroporto, em Moscou.
"Rastros de explosivos foram encontrados em fragmentos do segundo avião, que caiu perto de Tula (180 km ao sul de Moscou), um Tupolev-134, causando a morte de 44 pessoas", disse ontem um porta-voz da agência FSB, que investiga o caso.
O outro avião, um Tupolev-154, caiu perto de Rostov (sudoeste de Moscou), matando 46 pessoas.
Nos destroços dos dois aeroplanos foram encontrados rastros de exógino, potente explosivo parecido com dinamite.
Um grupo islâmico autodenominado Brigada Islambouli reivindicou a autoria dos ataques e disse que os deflagrou em apoio aos separatistas tchetchenos, que há anos combatem Moscou. O governo russo ainda não se pronunciou sobre o anúncio. Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque: Islâmicos capturam jornalistas franceses
Próximo Texto: Panorâmica - Colômbia: Exército mata ao menos 21 paramilitares
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.