São Paulo, quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça dos EUA autoriza extradição de Noriega

DO "MONDE"

Um juiz federal norte-americano aprovou ontem a extradição para a França do ex-ditador panamenho Manuel Noruega. Noriega está preso nos Estados Unidos desde 1992, e deve ser libertado da prisão, por bom comportamento, em 9 de setembro.
Na França, ele foi condenado a dez anos de prisão.
O antigo homem forte do Panamá, capturado quando da invasão norte-americana ao seu país em 1989 e condenado a 40 anos de prisão por tráfico de drogas, beneficiou-se de uma redução de sentença, por boa conduta, e deve ser libertado depois de 17 anos de encarceramento. Caso a extradição para a França se concretize, ele passará por novo julgamento.
Em 1999, o Tribunal de Apelações de Paris o condenou in absentia por lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas em bancos franceses.
Além da sentença de prisão, ele também foi condenado a restituir 11,2 milhões aos cofres franceses.
A decisão do juiz William Turnoff confirma a decisão tomada na sexta-feira por outro magistrado federal, William Hoeveler, e rejeita os argumentos dos advogados de Noriega, segundo os quais sua suposta condição de "prisioneiro de guerra" lhe garantiria a repatriação ao final de sua sentença norte-americana.
A Justiça panamenha também solicitou que ele seja extraditado ao Panamá, para lá cumprir uma sentença de prisão de 15 anos, por homicídio. "Posso lhes garantir que esse assunto está longe de esgotado", declarou Frank Rubino, advogado de Noriega, garantindo que ele apelaria da decisão da Justiça norte-americana.


Tradução de PAULO MIGLIACCI

Texto Anterior: Coréia do Sul faz acordo com Taleban por soltura de reféns
Próximo Texto: Fuga em massa: Medo expulsa colombianos para o Equador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.