São Paulo, sexta-feira, 29 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA
Delegação peruana passa dois dias no país
Clinton diz que não vai receber Fujimori durante visita aos EUA


DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Casa Branca anunciou que o presidente Bill Clinton não irá se reunir com seu colega peruano, Alberto Fujimori, que iniciou ontem uma visita de dois dias aos EUA e manifestou o desejo de se encontrar com altas autoridades do país. A secretária de Estado, Madeleine Albright, receberá o peruano.
"Foi algo que aconteceu muito rápido", disse o porta-voz do Departamento de Estado Phil Reeker, dando a entender que a visita de Fujimori pegou a Casa Branca de surpresa. O presidente peruano se encontrou ontem em Washington com o presidente da OEA (Organização dos Estados Americanos), César Gaviria, com quem discutiu a reforma democrática do Peru.
Há duas semanas, o governo peruano foi abalado por denúncias de suborno. Um vídeo mostrou o ex-chefe informal do serviço secreto do país, Vladimiro Montesinos (que está no Panamá), pagando US$ 15 mil para o deputado da oposição Alberto Kouri, supostamente para que ele passasse às fileiras do governo. O escândalo levou Fujimori a anunciar a convocação de novas eleições presidenciais em 2001, das quais ele promete não participar.
Kouri foi afastado ontem do Congresso por 120 dias, punição máxima prevista pelo regulamento da casa.
O bloco da oposição conseguiu aprovar ontem no Parlamento uma lei que acaba com o serviço secreto do país, acusado de vários abusos. Com as denúncias de corrupção, a oposição cresceu e passou a ser maioria no Congresso, algo que não ocorria desde o autogolpe de 1992.


Texto Anterior: Oriente Médio: Visita de Sharon causa distúrbio na Cidade Velha de Jerusalém
Próximo Texto: Multimídia - The Jerusalem Post -de Jerusalém: Barak admite divisão de Jerusalém
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.