São Paulo, sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AFEGANISTÃO

Otan estenderá sua missão a todo o país

DA REDAÇÃO

Tropas da Otan, a aliança militar ocidental, assumirão as tarefas de manutenção da paz em todo o Afeganistão, que vive a pior onda de violência desde a queda do regime do Taleban, em 2001.
A decisão, aprovada ontem, estenderá a missão da Otan ao leste do país e colocará mais 12 mil soldados norte-americanos sob seu comando.
O anúncio coincidiu com a informação divulgada pelo Exército dos EUA de que o número de ataques de insurgentes perto da fronteira com o Paquistão triplicou.
Segundo o Pentágono, a medida aprovada ontem significa que os EUA passarão a ter o maior contingente militar sob comando estrangeiro desde a Segunda Guerra Mundial.
O aumento da violência no Afeganistão nos últimos meses, com confrontos freqüentes entre as tropas estrangeiras e milícias, levou os EUA a pedir recentemente aos aliados que contribuíssem com mais tropas, sem sucesso.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Paquistanês e afegão não se saúdam
Próximo Texto: Rússia e Geórgia se confrontam
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.