São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TERRORISMO

Mídia síria culpa forças externas por atentado

DO FINANCIAL TIMES

A imprensa da Síria atribuiu a "forças externas" a responsabilidade pela explosão do carro-bomba que matou anteontem 17 civis na capital, Damasco.
O governo sírio, que se mostrou disposto a negociar com Israel a devolução das colinas de Golã, diz ter se tratado de um atentado terrorista, mas não citou supostos autores.
O jornal "Al Thawra", ligado ao regime de Bashar Assad, culpou estrangeiros pelo ataque e pediu reforço no controle de fronteira. A relação entre Síria e Líbano é tensa desde 2005, quando, após quase 30 anos de ocupação, Damasco retirou-se do país vizinho, onde um governo anti-Síria foi eleita.
A oposição considera improvável o envolvimento de estrangeiros, dado o rígido controle -"o regime controla tudo", afirmou uma fonte que preferiu manter-se incógnita.
A mesma fonte informou que é mais provável que o atentado tenha resultado de confrontos entre grupos rivais dentro do serviço secreto sírio.


Texto Anterior: Ultradireita avança em eleições na Áustria
Próximo Texto: Sudão: Exército mata líder de seqüestradores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.