São Paulo, quarta, 29 de outubro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOMBRAS DO PASSADO
Medida busca afastar visitantes neonazistas
Casa de Hitler nos Alpes vira museu

da "Reuters"

O que restou da casa de campo do ditador alemão Adolf Hitler nos Alpes será transformado num centro de documentação histórica, disse ontem o governo da Baviera. A medida busca im pedir que o local continue sendo um ponto de peregrinação para neonazistas.
O líder fascista Benito Mussoli ni e o premiê britânico Neville Chamberlain foram alguns dos convidados recebidos por Hitler em seu retiro, chamado de Ber ghof, perto da fronteira com a Áustria (sul da Alemanha).
Foi lá também que Hitler pla nejou a invasão da União Sovié tica e de onde ele e seu ministro Albert Speer conduziram a cam panha militar nazista durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Berghof e os adjacentes chalés dos líderes nazistas Hermann Goering e Martin Bormann fo ram danificados por um bom bardeio aéreo das forças aliadas em abril de 1945.
Sete anos mais tarde, o que res tou do complexo de casas foi de molido por ordem do governo estadual da Baviera. Só ficou de pé o sistema de abrigos antiaé reos.
O local foi depois usado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos para fins recreativos até 1995.
"O novo centro de documen tação será instalado em parte do sistema de abrigos e num novo prédio, que será construído no local do complexo", disse uma porta-voz do Ministério das Fi nanças da Baviera.
"O centro de documentação pretende colocar Berghof em seu contexto histórico por meio de exposições", disse a porta-voz, acrescentando que sua abertura está prevista para o início do pró ximo verão alemão (início do in verno no Brasil).
Neonazistas
A idéia de abrir o centro veio de historiadores e políticos locais, depois de reclamações de que o lugar tinha se tornado ponto de peregrinação para neonazistas e militantes da extrema direita.
Eles também denunciaram que álbuns com fotos de Hitler sem conteúdo crítico e símbolos e propaganda nazistas banidos por lei estavam sendo vendidos normalmente na região.
As longas estadas do ditador com membros da elite nazista em sua mansão alpina foram far tamente documentadas em cen tenas de fotografias e filmes.
O "Ninho da Águia", um mi rante alpino 1.834 metros acima do nível do mar, é a única cons trução remanescente do comple xo de Berghof original.
Hoje funcionando como um café, ele foi construído como um presente pelos 50 anos do dita dor nazista.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.