UOL


São Paulo, segunda-feira, 29 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELIGIÃO

Pontífice faz crítica à união gay

"Mal-entendido" abala o casamento, diz papa

DA ASSOCIATED PRESS

O papa João Paulo 2º fez ontem a defesa do casamento como a união entre um homem e uma mulher, dizendo que um "mal-entendido" sobre os direitos civis estava alterando a instituição. O comentário foi feito em meio à campanha do Vaticano contra a união entre homossexuais, recém-aprovada no Canadá e no Estado de Massachusetts (EUA).
Durante seu discurso dominical na praça de São Pedro, o papa disse que o casamento -que o Vaticano define como a união sagrada entre um homem e uma mulher- era uma dádiva "humana e divina" que deveria ser defendida pela sociedade.
"Um erro de interpretação sobre a concepção dos direitos por vezes tem prejudicado a natureza da instituição familiar e do vínculo conjugal em si", disse. "É preciso que convirjam os esforços dos que crêem na importância da família baseada no matrimônio."
Em julho, o Vaticano lançou uma campanha global contra a união entre homossexuais, na tentativa de aplacar uma onda de decisões jurídicas reconhecendo o casamento gay na Europa e na América do Norte.



Texto Anterior: Afeganistão: Homem-bomba mata cinco em Cabul
Próximo Texto: Panorâmica - Sérvia: Aliados de Milosevic devem vencer eleições
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.