São Paulo, segunda-feira, 30 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Policiais franceses reprimem protesto na praça da Bastilha

Manifestantes apoiavam onda de protestos iniciada na Espanha por "democracia real'

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Terminou ontem em confronto com a polícia uma manifestação organizada na França para apoiar o movimento de protestos por reformas políticas iniciado na Espanha no dia 15 de maio.
Os manifestantes, apelidados de "indignados", haviam tomado a praça da Bastilha, em Paris -local emblemático de manifestações-, no último dia 19 exigindo "democracia real" na França.
Eles diziam apoiar o movimento que ficou conhecido como M-15 e reuniu milhares de pessoas na praça Porta do Sol, em Madri, e em diversas cidades espanholas.
Aproximadamente 1.000 franceses montaram barracas na praça da Bastilha. O movimento ganhou força por meio de propaganda nas redes sociais da internet.
Tropas de choque da polícia francesa foram enviadas ao local ontem para acabar com a manifestação. Os policiais usaram bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão. O acampamento foi desmontado.

PORTA DO SOL
Manifestantes espanhóis decidiram ontem permanecer por tempo indeterminado na praça Porta do Sol (Madri). Milhares haviam se concentrado mais cedo no local.
Em Barcelona, ocupantes da praça Catalunha, que foram temporariamente desalojados com violência na última sexta, votaram por manter a ocupação até quarta.
Os "indignados" se dizem apolíticos e afirmam ter se inspirado nas revoltas da "primavera árabe".


Texto Anterior: Ex-general sérvio diz que não ordenou massacre
Próximo Texto: França: Secretário do governo de Sarkozy renuncia após caso de abuso sexual
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.