São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 2005

Texto Anterior | Índice

NOVA PAISAGEM

Alterada por temor de atentado terrorista, Torre da Liberdade será maior que seu antecessor

Nova York revela o substituto do WTC

DE NOVA YORK

Depois de muitos atrasos, foi apresentado ontem em Nova York o novo projeto da Torre da Liberdade, arranha-céu a ser erguido onde ficava o World Trade Center, destruído no atentado de 11 de setembro de 2001.
A sombra do terrorismo, aliás, é a principal responsável pelas mudanças. O projeto anterior foi considerado vulnerável a atentados.
Assim, o projeto desenhado para simbolizar a resistência dos EUA ao terrorismo acabou modificado pelo temor de novos ataques. A base do prédio será mais distante da rua e feita de um material resistente a explosões, o sistema de ar terá filtros contra ataques biológicos e químicos e cada um dos andares vai possuir uma "área de refúgio".
O plano inicial era ter começado a construção no final de 2004, mas hoje o que se vê no Ponto Zero, como ficou conhecido o local, é um enorme buraco. A torre deve ficar pronta agora em 2010.
O prédio de 541 metros, contando com uma antena em seu topo, será maior que o World Trade Center (415 metros) e foi projetado para ser o mais alto do mundo quando estiver pronto.
O orçamento era de US$ 1,5 bilhão, mas pode haver aumento. (PEDRO DIAS LEITE)


Texto Anterior: Alerta esvazia a Casa Branca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.