São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 2008

Texto Anterior | Índice

BOLÍVIA

Oposição vence eleição em Chuquisaca, diz boca-de-urna

DA EFE

Segundo pesquisas de boca-de-urna divulgadas por TVs, Savina Cuéllar, indígena quéchua de oposição a Evo Morales, ganhou as eleições de ontem para o governo de Chuquisaca, departamento do centro boliviano.
Cuéllar teve entre 55% e 60% dos votos de acordo com as pesquisas, batendo o governista Wálter Valda. Chuquisaca realizou eleições porque seu governador, o governista David Sánchez, fugiu do país em meio a conflitos durante a votação da nova Constituição em 2007.
Então, a população, insuflada pela oposição, exigia que a Constituinte debatesse artigo para que Sucre, capital do departamento, se tornasse "capital plena" da Bolívia. Hoje, só sedia o Judiciário.
Se confirmada, a eleição da opositora terá impacto na crise boliviana, já que Cuéllar prometeu fazer, a exemplo de outros quatro departamentos, consulta popular para declarar autonomia administrativa. Também promete consulta sobre a questão da capital. Não houve incidentes graves durante a votação. O resultado oficial final deve sair amanhã.



Texto Anterior: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.