São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PENA DE MORTE

Bush autoriza execução de soldado

DA ASSOCIATED PRESS

O presidente dos EUA, George W. Bush, autorizou a aplicação da pena de morte a um militar americano. Bush torna-se, assim, o primeiro mandatário do país a tomar a decisão em mais de meio século. A aplicação da pena capital a militares deve ser aprovada pelo comandante-em-chefe do país.
O soldado Ronald A. Gray, desde 1988 no corredor da morte, foi condenado nas Justiças civil e militar. Na civil, Gray confessou-se culpado por dois assassinatos e cinco estupros. Na militar, foi considerado culpado por dois assassinatos, uma tentativa de assassinato e três estupros. Os crimes ocorreram na Carolina do Norte, nos anos 1980.
"O presidente acredita que os fatos nesse caso não deixam dúvidas de que a pena é justa", disse a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino. Ainda cabe recurso à decisão.
Desde 1951, quando entrou em vigor o atual sistema legal militar dos EUA, apenas dez militares foram executados. Desde que a pena de morte foi reinstituída no país, em 1976, após breve proibição, ela foi aplicada contra mais de mil civis.


Texto Anterior: Terremoto de 5,4 atinge sul da Califórnia
Próximo Texto: Após protesto de apoiadores, Karadzic é extraditado a Haia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.