São Paulo, segunda-feira, 30 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CÁUCASO

Oposição cita fraude; explosão em local de voto mata 1

Candidato do Kremlin confirma vitória em eleição na Tchetchênia

DA REDAÇÃO

O general Alu Alkhanov, candidato favorito do governo da Rússia, venceu as eleições presidenciais na Tchetchênia ontem, de acordo com os resultados preliminares que apontavam mais de 50% dos votos a seu favor.
O dia foi marcado por denúncias de fraude, violência e preocupação com terrorismo. Dois aviões russos caíram na terça-feira passada, e foram achados rastros de explosivos na fuselagem.
Pouco mais de duas horas após o encerramento da votação, o presidente em exercício Sergei Abramov anunciou: "O candidato presidencial Alu Alkhanov, de acordo com os resultados preliminares, já ultrapassou a barreira dos 50% de votos necessários para se tornar o chefe da república".
Em um posto de votação na capital, Grozni, um homem foi morto numa explosão depois de se aproximar do local carregando um pacote suspeito. "Ele começou a correr. Ele se explodiu", disse Abdul-Kerim Arsakhanov, chefe da comissão de eleição.
Seis dos sete candidatos que disputaram as eleições para substituir o presidente Akhmad Kadyro, assassinado em maio deste ano e que também recebia apoio do Kremlin, tinham poucas chances vencer Alkhanov.
O candidato Abdullah Bugayev disse ter formalmente reclamado a fiscais durante as eleições sobre várias violações, dizendo ter visto um cabo eleitoral ordenar que eleitores num posto de votação escolhessem Alkhanov.
Na cidade de Tolstoy-Yurt, um fotógrafo da agência de notícias Associated Press relatou ter presenciado pessoas colocando várias cédulas de votação.
A eleição faz parte de uma estratégia adotada pelo Kremlin com o objetivo de enfraquecer os rebeldes separatistas tchetchenos, que estão lutando contra as forças russas há quase cinco anos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Ásia: Dois atentados matam 17 no Afeganistão
Próximo Texto: Iraque: Chirac envia chanceler para negociar por reféns
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.