São Paulo, segunda-feira, 30 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA

Suposto espião vira novo fardo para Rumsfeld

DA REDAÇÃO

Acusações sobre um suposto espião infiltrado no Pentágono que teria passado informações secretas sobre o Irã para Israel podem prejudicar as relações estreitas entre os governos israelense e americano e se tornar outro fardo político para o secretário de Defesa dos EUA Donald Rumsfeld.
Funcionários americanos disseram anteontem que o FBI passou mais de um ano investigando se o analista do Pentágono, identificado como Larry Franklin -especialista em Irã-, teria passado informações secretas sobre o Irã a uma organização pró-Israel baseada em Washington, que por sua vez as repassaria para Israel.
"Espero que tudo seja um erro ou um desentendimento de algum tipo, talvez uma rixa entre dois órgãos", disse o ministro israelense da Indústria, Natan Sharansky, ao se referir ao Pentágono e à CIA (serviço de inteligência).
O "Washington Post" publicou ontem que a investigação do FBI foi ampliada para incluir entrevistas com membros dos departamentos da Defesa e do Estado e com especialistas em negócios com o Oriente Médio fora do governo. Rumsfeld não comentou publicamente a investigação.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque: Chirac envia chanceler para negociar por reféns
Próximo Texto: Panorâmica - Alemanha: Governistas defendem referendo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.