São Paulo, segunda-feira, 30 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUDÃO

Grupos acusam Cartum de atacar vila; prazo da ONU para desarme expira hoje
Monitores da União Africana investigavam ontem as informações de que militares sudaneses atacaram com helicópteros a vila de Um Hashab na quinta-feira, dias antes de expirar o ultimato da ONU para que o regime de Cartum encontre uma solução para a crise humanitária na região de Darfur.
O prazo que a ONU deu para que o governo sudanês desarme as milícias árabes, conhecidas como Janjaweed, em Darfur, expira hoje. Estima-se que mais de 50 mil pessoas tenham morrido e que cerca de 1,2 milhão tenha deixado a região nos 18 meses de guerra.
O episódio de quinta-feira provocou um boicote de 24 horas promovido por rebeldes em negociações de paz com o governo na Nigéria.
Um relatório sobre a situação no Sudão produzido por observadores da União Africana será entregue para o secretário-geral da ONU, Kofi Annan. O Conselho de Segurança se reúne na quinta-feira para definir os próximos passos a serem tomados.


Texto Anterior: Panorâmica - Alemanha: Governistas defendem referendo
Próximo Texto: EUA: Tempestade tropical deixa 125 mil casas sem luz
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.