São Paulo, sábado, 30 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Convenção faz Obama abrir 8 pontos no Gallup

DA REDAÇÃO

Um instantâneo da corrida à Casa Branca imediatamente após a Convenção Nacional Democrata mostra que o megaevento teve efeito positivo para Barack Obama. Pesquisa do Gallup conduzida entre terça e quinta, e divulgada ontem, aponta que o candidato democrata abriu oito pontos de vantagem sobre o republicano John McCain em quatro dias.
No domingo, antes da convenção, os dois empatavam com 45% de intenções de voto. Ontem, Obama tinha 49%, e McCain, 41%. O Gallup entrevistou por telefone mil adultos diariamente e combinou a média de cada dia, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Depois de abrir sua maior frente no Gallup no fim de julho, nove pontos, Obama perdeu terreno até chegar ao empate técnico com o republicano na maioria das pesquisas. Mas só nos próximos dias o impacto da convenção será claro, já que, com o foco na convenção republicana na semana que vem, o efeito pode se dissipar.
Na média de pesquisas compilada entre 18 e 28 de agosto pelo site Real Clear Politics, Obama tem 47,7%, e McCain, 43,8%.
Na mídia americana, a reação geral ao discurso de Obama anteontem foi positiva, às vezes até entusiástica, após dias de críticas aos democratas pela escolha do cenário grandiloqüente do evento.
A avaliação média foi que ele conseguiu soar mais realista, com propostas concretas e um tom mais próximo do americano comum. "O discurso em si careceu de um pouco de ânimo, mas teve estofo", resumiu Peggy Noonan no conservador "Wall Street Journal". "Ele não se alongou tanto em termos de esperança, mas teve audácia. No fim, achei que foi uma bela aposta."


Texto Anterior: McCain elege jovem governadora como vice
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.