São Paulo, quinta-feira, 30 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA AO TERROR

Outros 4 acusados pegam até 10 anos

Iêmen condena dois da Al Qaeda à morte por ataque a navio dos EUA

DA REDAÇÃO

A Justiça do Iêmen condenou à morte o iemenita Jamil al Badawi e o saudita Abd al Rahim al Nashiri por planejamento e execução do atentado contra o destróier USS Cole, em 2000, no país.
Outros quatro iemenitas receberam sentenças de cinco a dez anos de prisão pelo ataque, que matou 17 soldados americanos.
Os réus foram condenados sob acusação de pertencer à rede Al Qaeda. Eles devem recorrer da decisão dentro de 15 dias.
O julgamento foi adiado várias vezes por pressão dos EUA, que exigiam uma investigação sobre a vinculação da rede com o ataque.
Ao ler o veredicto, o juiz Najib al Qaderi afirmou que Badawi e Nashiri compraram a lancha carregada de explosivos usada pelos dois terroristas suicidas para chocar-se contra o destróier, que estava no porto iemenita de Aden.
"As evidências obtidas sustentam a colaboração dos réus no caso, que prejudicou o país, sua reputação, e ameaçou sua estabilidade e segurança", disse o juiz.
"Esse veredicto é americano e injusto", gritou Badawi, após ouvir a sentença no tribunal.
Familiares de Badawi disseram que pedirão a intervenção do presidente para diminuir a sentença.
Nashiri, apontado como idealizador do atentado, foi julgado à revelia. Ele está mantido sob custódia americana desde 2002, em local não-identificado.
Os EUA alegam que Nashiri tem ligações com o saudita Osama bin Laden, responsável pelo 11 de Setembro, e acusam-no de participação nos atentados à bomba contra as embaixadas dos EUA no Quênia e na Tanzânia.
Para o analista político iemenita Mohammed al Sabri, o processo está longe do fim. "Não é um processo criminal, mas de natureza política e estratégica", disse.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Argentina: Pai pede perdão por assassinatos do filho
Próximo Texto: Oriente Médio: Foguete do Hamas mata 2 crianças judias; Israel mata 12 palestinos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.