São Paulo, terça-feira, 30 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antraz chega por malote ao Peru

DA REDAÇÃO

Pela primeira vez, foi detectado antraz fora dos EUA, em malote diplomático enviado à embaixada americana em Lima, Peru.
Um empregado do correio em Nova Jersey é o 15º caso confirmado de infecção por antraz nos Estados Unidos. Ele trabalha no centro de processamento de cartas de Hamilton, perto da cidade de Trenton. Ele foi hospitalizado e está se recuperando, informou o Centro de Controle de Doenças.
Pequenas quantidades da bactéria foram encontradas no Departamento da Justiça, em dois pontos do Departamento de Estado, no Departamento da Saúde, em um malote enviado a um prédio de segurança diplomática que fica na frente do Departamento de Estado e em outro malote de correspondência diplomática na Embaixada dos EUA no Peru.
Esporos de antraz foram detectados em malote que chegou à embaixada em Lima, mas ele foi interceptado "antes que pudesse causar qualquer dano", afirmou um porta-voz da representação.
Na semana passada, o centro de distribuição postal de Sterling, por onde passa grande parte da correspondência para o Departamento de Estado e para missões diplomáticas no exterior, foi fechada e , excetuando o malote diplomático, ficou parado.
"Havíamos sido alertados de que o correio estava contaminado, então isolamos o malote e não permitimos que ninguém entrasse em contato com ele até que fosse testado", afirmou o porta-voz.
Richard Boucher, porta-voz do Departamento de Estado, disse ontem que 3 de 155 amostras tiradas de 15 pontos da Chancelaria norte-americana apresentaram "baixas taxas de esporos de antraz", em duas salas de correspondência. Ainda faltam resultados de mais da metade das amostras.
Testes deram positivo em um malote de cartas enviadas a um programa que oferece recompensa financeira por informações sobre pessoas procuradas pela Justiça, como Osama bin Laden.
O malote, entregue em um prédio diante do Departamento de Estado onde fica a segurança diplomática, veio da agência de Brentwood, -contaminada.
O prédio do Departamento de Saúde e Serviços Humanos contaminado é sede da FDA (agência reguladora de alimentos e medicamentos) e da "Voz da América", entre outras agências. A sala de correspondência foi fechada.
Além dos 15 infectados com antraz respiratório e cutâneo, que contam três mortos, há dezenas de suspeitas de contaminação. Milhares de pessoas em locais expostos à bactéria estão sendo medicadas preventivamente.
Entre eles, David Trimble, líder do Partido Unionista do Ulster (Irlanda do Norte), está tomando antibióticos contra o antraz como medida de precaução.
Ele esteve em Washington há duas semanas, e foi encontrado antraz no edifício do Capitólio, onde Trimble manteve uma reunião com um congressista. Autoridades americanas sugeriram que ele se medicasse.


Com agências internacionais



Texto Anterior: EUA alertam sobre atentados nesta semana
Próximo Texto: Suprema Corte é relocada pela 1ª vez em 66 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.