São Paulo, segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Texto Anterior | Índice

CONGO

Tumulto marca segundo turno das eleições

DA REDAÇÃO

Ao menos uma pessoa morreu e outra ficou ferida durante confronto entre manifestantes e a polícia no segundo turno das eleições presidenciais na República Democrática do Congo (ex-Zaire), ontem.
O incidente ocorreu em Bumba, noroeste do país e região eleitoral do ex-líder rebelde Jean-Pierre Bemba, um dos candidatos que disputam a vaga com o atual presidente, Joseph Kabila.
O conflito começou após uma tentativa de fraude a favor de Kabila. Uma rádio, uma casa e 12 colégios eleitorais foram saqueados, e urnas, incendiadas. Outros tumultos foram registrados em áreas isoladas, como nas regiões de Ecuador (noroeste), Katanga (sudeste) y Kivu (leste).
Esta é a primeira eleição livre em mais de quatro décadas e desde que o país deixou de ser uma colônia belga. O país foi palco de uma guerra civil entre 1998 e 2003.


Texto Anterior: Bangladesh: Presidente governará interinamente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.