São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA SEM LIMITE

Atentados matam 21 na Somália

DA REDAÇÃO

Atentados suicidas coordenados deixaram ontem pelo menos 21 mortos nas duas principais cidades do norte da Somália. Os ataques atingiram alvos em Hargeisa, capital da região autônoma da Somalilândia, e em Bosasso, maior centro econômico da área semi-autônoma de Puntlândia.
A autoria dos atentados não foi reivindicada, mas a Casa Branca culpa milícias somalis que há anos tentam tomar o poder em Mogadício sob a bandeira da Al Qaeda. As bombas explodiram enquanto líderes do governo somali se reuniam no vizinho Quênia com chefes de Estado da região para tenta conter a insurgência islâmica.
Após três décadas afundado no caos, o governo interino da Somália foi sobrepujado em 2006 por lideranças radicais islâmicas radicais. O Pentágono apoiou uma invasão da Etiópia para depor os líderes muçulmanos. Estado falido, o país tornou-se o paraíso de ação de terroristas e piratas.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Cessar-fogo de rebeldes não termina com caos no Congo
Próximo Texto: Ásia: Terremoto deixa 170 mortos no Paquistão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.