São Paulo, domingo, 30 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bancos vão aceitar calote de 50% em títulos gregos

Pelo menos 9 de cada 10 instituições participarão de plano, afirma entidade

Organização do setor diz estar otimista com aceitação da proposta; para presidente do BCE, crise ainda não acabou

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês), o lobby que representa as instituições financeiras na negociação do pacote de resgate europeu, afirmou que pelo menos 9 de cada 10 bancos devem aceitar o desconto de 50% nos títulos da dívida grega, segundo reportagem publicada no jornal alemão "Welt am Sonntag".
"Estou muito otimista. Acho que mais de 90% dos bancos irão participar", disse ao jornal alemão Charles Dallara, diretor do IIF. Os líderes da zona do euro fecharam um acordo na quinta com bancos e seguradoras para que eles aceitassem uma redução voluntária de 50% no valor dos títulos da dívida grega que detêm.
Como a renegociação é voluntária, o alto nível de participação dos bancos é essencial para garantir o sucesso da operação. A meta é baixar a relação dívida-PIB na Grécia para 120%, nível ainda alto, mas mais administrável que o atual, de cerca de 150%. Em entrevista a outro jornal alemão, o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, disse que a crise soberana da zona do euro não acabou e que ainda é cedo para declarar que o perigo já passou.
Mas Trichet, que deixa o cargo amanhã, afirmou estar confiante na capacidade da região de restaurar sua estabilidade financeira.


Texto Anterior: Clóvis Rossi: G20, entre sonho e realidade
Próximo Texto: Em meio a greve, australiana Qantas suspende todos os voos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.