São Paulo, terça-feira, 30 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARIBE

Brasil queria que tropas ficassem por mais 18 meses


ONU decide renovar a missão no Haiti por apenas seis meses

DA REDAÇÃO

O Conselho de Segurança da ONU decidiu renovar a missão de paz da organização no Haiti, liderada pelo Brasil, por apenas seis meses, contrariando expectativas dos países que participam da operação, que queriam uma renovação por um ano e meio.
Membros do Conselho de Segurança disseram que a China, que enviou policiais ao Haiti, foi a primeira a sugerir a renovação por apenas seis meses. O Reino Unido sugeriu então que a missão fosse renovada por um ano.
Mas o acordo foi selado depois que os EUA, que inicialmente defendiam uma renovação por 18 meses, decidiu apoiar a proposta da China, afirmaram diplomatas à agência Reuters. O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, pedira uma renovação de 18 meses.
Brasil e Espanha, membros temporários do Conselho de Segurança, criticaram a decisão, mas afirmaram ter votado a favor dela porque apóiam outras medidas contidas na resolução. O Chile também criticou a medida.
A resolução pede que países e instituições financeiras dêem mais auxílio financeiro ao país e que forças políticas que evitaram o uso da força sejam incluídas no processo que deverá culminar em eleições em novembro de 2005.
O Haiti está em crise desde o início do ano, quando rebeldes armados exigiram a retirada de Jean-Bertrand Aristide. Para controlar a crise, foi enviada ao país uma força de paz da ONU, sob a liderança do Brasil desde junho.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Libertador
Próximo Texto: Cuba: Para melhorar imagem, regime de Fidel liberta três dissidentes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.