São Paulo, Quinta-feira, 30 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arsenal nuclear está sob controle, diz governo russo

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
enviado especial a Moscou

Blecaute em parte do país e problemas no sistema de telefonia é o que espera o governo russo para a passagem do ano.
Um dos países que, segundo os EUA, menos investiram para minimizar possíveis prejuízos causados pelo bug do ano 2000, a Rússia está distribuindo panfletos para preparar seus cidadãos e turistas para eventuais transtornos entre amanhã e sábado.
Mas os mísseis nucleares, por sua vez, estariam sob controle, segundo o general Vladimir Yakovlev, chefe do departamento responsável pelo arsenal russo. Em depoimento à TV estatal, o militar disse que a Rússia estará em contato permanente com os Estados Unidos e um disparo acidental é completamente improvável".
Para ele, "no máximo haverá alguns blecautes e dificuldades de comunicação com o exterior".
Os EUA, no entanto, não pensam assim. Diplomatas dos EUA estão fazendo um trabalho de corpo a corpo com seus compatriotas que têm a intenção de passar o de fim de ano na Rússia.
Ontem, por exemplo, dois estudantes do Maine (costa leste dos EUA) foram abordados no aeroporto de Frankfurt, onde pegariam avião para Moscou, por representantes do consulado norte-americano. Ambos assinaram um termo dizendo que estavam cientes do risco de ir para a Rússia.
Para os Estados Unidos, que autorizaram a retirada de seus diplomatas de Moscou até amanhã, a capital russa pode virar um caos. A Praça Vermelha, onde os russos verão uma queima de fogos à meia-noite de amanhã (19h em Brasília), é desautorizada.
Apesar do receio dos EUA, o Brasil decidiu manter sua embaixada em pleno funcionamento.


Texto Anterior: Ano 2000: Japão teme ação de seitas amanhã
Próximo Texto: Mandela vai passar réveillon na prisão em que ficou 18 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.