São Paulo, Quinta-feira, 30 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELIGIÃO
Cristãos visitam região em Israel onde, segundo a Bíblia, ocorrerá a "luta final entre bem e mal"
Fundamentalista espera "fim dos tempos"


PAULO DANIEL FARAH
enviado especial a Jerusalém

Centenas de cristãos fundamentalistas estão chegando à região de Meguido, em Israel, para aguardar a batalha final entre o bem e o mal, que, acreditam eles, aconteceria à meia-noite de amanhã. Este é o local onde Jesus Cristo triunfará diante de seus inimigos, diz a Bíblia.
O livro sagrado cristão diz que "eles os reuniram então no lugar que, em hebraico, se chama "Harmagedon'" (Apocalipse, capítulo 16, versículo 16), para a "guerra do grande dia do Deus Todo-Poderoso" (versículo 14 do mesmo capítulo). Harmagedon, em hebraico, significa "monte Meguido" -como é conhecido o local atualmente.
O professor norte-americano Mark Bottka acredita que "o fim dos tempos está próximo. Aqui (em Meguido), as forças do bem aniquilarão os demônios e todo o mal. Isso está na Bíblia, basta conferir". Para o estudante romeno Demeter Zita, "no vale Jezreel (onde fica a montanha de Meguido), todos os que defendem o mal perecerão em breve".
O administrador das escavações de Meguido, Ahmed Agbariah, pretende passar o réveillon trabalhando. Não porque espera ver o fim do mundo, mas para evitar que o sítio arqueológico com ruínas que testemunham ao menos 6.000 anos de história (e muitas batalhas), adquira "uma reputação negativa". Agbariah teme que extremistas cristãos tentem cometer suicídio no local, para "adiantar" a vinda de Cristo à Terra, como muitos acreditam.
Não é à toa que a campanha lançada pelo FBI (polícia federal dos EUA) para monitorar ameaças de violência no mundo inteiro, por causa do ano 2000, chama-se "Projeto Meguido".
Para outros cristãos, Jesus vai aparecer no primeiro dia de 2000 no Monte das Oliveiras.
Eles alegam que há sinais que evidenciam a iminência do último conflito e do fim dos tempos, como a ocorrência de guerras e fome e o surgimento de falsos profetas -algumas seitas afirmam que seu líder é um mensageiro de Deus, como o grupo dos EUA Cristãos Preocupados.
Cristãos milenaristas crêem que, antes do Juízo Final, haverá um período de mil anos de reinado de Cristo sobre a Terra.
Essa doutrina se apóia na interpretação literal de Apocalipse, capítulo 20, versículo 6: "...eles serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e com ele reinarão durante mil anos".
A Igreja Católica afirma que no Apocalipse muitas expressões e especialmente os números devem ser vistos com sentido simbólico. Nos primeiros séculos, o milenarismo foi defendido inclusive por padres. Atualmente, poucos grupos o professam.


Texto Anterior: Maître ganha 4 dias em 1 em Paris
Próximo Texto: Saiba mais sobre o Apocalipse
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.