São Paulo, quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

EUA tiram visto de diplomata de Chávez

Medida foi resposta à rejeição de embaixador indicado por Obama para ocupar representação na Venezuela

Embaixador Bernardo Alvarez estava em férias na Venezuela quando teve seu visto revogado pelo governo americano


DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O governo dos EUA revogou o visto do embaixador da Venezuela em Washington, Bernardo Alvares, segundo afirmou ontem o vice-chanceler venezuelano Temir Porras em sua conta no Twitter.
A decisão é uma retaliação ao fato do presidente venezuelano Hugo Chávez ter rejeitado recentemente a designação pelo governo Barack Obama do diplomata Larry Palmer para servir como enviado de Washington na embaixada em Caracas.
"Tínhamos dito que haveria consequências e tomamos uma medida apropriada, proporcional e recíproca", disse um membro do Departamento de Estado, sob condição de anonimato à agência Efe.
Anteontem, Chávez havia desafiado os EUA a cortar relações diplomáticas com a Venezuela. A revogação de um visto diplomático é uma medida menos drástica que expulsar o embaixador ou cortar relações diplomáticas com um pais.
O embaixador Alvares estava em férias na Venezuela quando seu visto foi revogado por Washington.
Os EUA não confirmaram nem desmentiram oficialmente a revogação, mas o portavoz do Departamento de Estado, Mark Toner disse que interessa manter um embaixador de Caracas no país.

FORÇAS ARMADAS
Hugo Chávez havia vetado a designação de Palmer no último dia 19 devido a declarações do diplomata ao Senado americano durante seu processo de ratificação.
Palmer disse na ocasião que as guerrilhas colombianas estariam presentes em território venezuelano e que as Forças Armadas de Chávez sofreriam de "influência cubana" e ainda estariam com o "moral baixo".
O presidente venezuelano repudiou as declarações. "Para que um embaixador venha, tem que respeitar esta pátria. Seria indigno que eu permitisse que este senhor [Palmer] viesse à Venezuela", disse Chávez na ocasião.


Texto Anterior: Brasileiros se dizem surpresos com confissão
Próximo Texto: Nova lei: Presidente tem salário limitado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.