São Paulo, sábado, 31 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REINO UNIDO

Jornalista pivô da crise na BBC se demite e diz que erros foram "honestos'
Na seqüência da saída do presidente e do diretor-geral da BBC após a conclusão do inquérito sobre a morte do cientista David Kelly, ontem foi a vez de o jornalista Andrew Gilligan pedir seu desligamento da emissora estatal britânica.
Gilligan é o autor da polêmica reportagem, publicada em maio, segundo a qual o governo britânico inflou seu relatório de inteligência sobre a ameaça representada pelas armas de destruição iraquianas, argumento para a Guerra do Iraque.
No embate entre o governo do premiê Tony Blair e a BBC, foi divulgado que a fonte da reportagem era Kelly, assessor do governo na área de armas proibidas. Dias após a revelação, em julho, ele se suicidou.
Em nota, Gilligan pediu desculpas pelo que chamou de "erros honestos" de sua reportagem. "Minha saída é por iniciativa própria, mas a BBC como um todo tem sido vítima de uma grave injustiça."
O inquérito tem provocado várias críticas da imprensa britânica, que considera a decisão uma intimidação contra reportagens investigativas e favorável demais a Blair.


Texto Anterior: Panorâmica - Gripe do frango: Epidemia se espalha pela China
Próximo Texto: Tecnologia: Vírus mydoom pode ter surgido na Rússia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.