São Paulo, quinta-feira, 31 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Segundo turno no Haiti teve fraude, diz comissão eleitoral

Constatação deve causar adiamento do resultado final do pleito

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Autoridades haitianas informaram ontem que o segundo turno das eleições presidenciais e legislativas no país foi marcado por fraudes que devem adiar o anúncio dos resultados preliminares em quatro dias, para 4 de abril. A apuração final não deve sair antes de 16 de abril.
Em torno de 1.518 cédulas das eleições presidenciais foram colocadas de lado, aguardando decisão final sobre sua validade, já que foram consideradas "visivelmente fraudulentas", afirmou o chefe da Comissão Eleitoral Provisória, Widmack Matador, a jornalistas.
Mas ele não respondeu quando questionado se as fraudes levariam dúvidas sobre os resultados das eleições, nas quais o cantor popular Michel Martelly, 50, enfrenta a ex-primeira-dama Mirlande Manigat, 70.
O primeiro turno, em novembro, também foi marcado por corrupção, forçando a comissão eleitoral a retirar o candidato do presidente René Preval da disputa e permitir que Martelly concorresse.
O vencedor do pleito terá o desafio de comandar a reconstrução do país caribenho, devastado por um terremoto no ano passado.
O Brasil comanda o braço militar da força de paz da ONU no país.


Texto Anterior: Em visita, Dilma levará à China moda, tecnologia e alimentos
Próximo Texto: Obama quer cortar importação de petróleo dos EUA
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.