UOL


São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICA LATINA

Peru entrega ao governo japonês pedido de extradição de Fujimori
O Peru formalizou hoje ao Japão (no horário japonês) o pedido de extradição do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), acusado de crimes contra a humanidade. Fujimori, 65, está foragido em Tóquio desde novembro de 2000, quando renunciou em meio a um escândalo de corrupção. O Congresso rejeitou sua renúncia e o afastou por "incapacidade moral".
O pedido foi apresentado pelo embaixador do Peru em Tóquio diretamente à Chancelaria japonesa, não à Justiça, já que não existe tratado de extradição entre os países.
Considera-se pouco provável que o governo japonês acate o pedido, já que Fujimori também tem nacionalidade japonesa, e a legislação local não permite a extradição de cidadãos japoneses. Fujimori é acusado de envolvimento em dois massacres nos anos 90, nos quais morreram 25 pessoas.


Texto Anterior: América Latina: EUA nomeiam novo subsecretário para a região
Próximo Texto: Califórnia: Schwarzenegger desiste de ser candidato a governador
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.