São Paulo, sexta-feira, 31 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HOMENAGEM

Prefeito já fez homenagens a Che Guevara, Fidel Castro e Ayrton Senna

Paraíba do Sul perpetua Arafat

ANTÔNIO GOIS
DA SUCURSAL DO RIO

Apesar de protestos de parte da comunidade judaica e até de supostas ameaças de morte, o prefeito do município de Paraíba do Sul, Rogério Onofre (sem partido), inaugura hoje uma estátua do líder palestino Iasser Arafat, morto no mês passado. A cidade, no centro-sul fluminense, tem 39 mil habitantes.
Segundo Onofre, após ter anunciado que construiria a estátua, a prefeitura recebeu mais de 300 e-mails de protesto: "Foram várias mensagens de repúdio, algumas até com ameaças veladas, que vieram de grupos radicais. Fiz questão de responder todas".
O prefeito disse que em nenhum momento quis provocar a comunidade judaica. "O monumento é em defesa da paz. Alguns e-mails diziam que Arafat foi terrorista, mas, se formos entrar no mérito dessa questão, poderíamos pensar que Ariel Sharon [premiê de Israel] também é terrorista. No entanto, se um dia ele selar a paz com os palestinos, vou defender que façam uma estátua dele também."
A inauguração está marcada para as 23h59. Logo após haverá uma queima de fogos. O município espera a presença do embaixador Musa Odeh, chefe da delegação palestina no Brasil.
Nos oito anos em que administrou a cidade, Onofre homenageou líderes comunistas (Che Guevara, Olga Benário, Fidel Castro) e esportistas (Gustavo Kuerten e Ayrton Senna).
Até então, a mais polêmica das esculturas havia sido a de Che, que, após a inauguração, apareceu com marcas de tiros. Além do busto, o prefeito trocou o nome da principal avenida da cidade, de Castello Branco (primeiro presidente da ditadura militar brasileira) para o do líder revolucionário argentino.


Texto Anterior: Oriente Médio: Shimon Peres será adjunto de Ariel Sharon
Próximo Texto: Ucrânia: Comissão eleitoral rejeita recurso de candidato apoiado por Moscou
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.