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Projetos são aprimorados durante as competições

Donos das melhores criações recebem prêmios em dinheiro e assessoria

DE SÃO PAULO

Antes das finais dos concursos de novas ideias para negócios, os participantes recebem orientações e dicas sobre o produto e também sobre como apresentá-lo.

É o começo de um processo que pode resultar em transformação: a ideia é lapidada até que o empreendedor chegue ao produto final ou que dê início a melhorias em formatos ou processos.

Nos dois primeiros dias da WayraWeek, que foi realizado de 22 a 25 de novembro, houve palestras e tutoria para que os empreendedores pudessem aprimorar os projetos e suas apresentações.

Foi em eventos como esse que Augusto Camargo, 39, um dos participantes da WayraWeek deste ano, deu forma à sua empresa, aaTag, de produtos com tecnologia de identificação por radiofrequência (como a de crachás usados para liberar a entrada em prédios e escritórios).

Sua proposta é que cartões com sensores sejam usados em supermercados, por exemplo. Bastaria ao cliente encostar o cartão em um leitor para receber ofertas em tempo real no telefone celular, segundo ele.

Para o organizador do Prêmio RBS de Empreendedorismo, Fabio Bruggioni, 37, há "muita evolução da forma de apresentar [dos grupos], mais do que na ideia em si".

A maioria dos participantes tem envolvimento emocional com a proposta e, por isso, faz poucas alterações.

O vencedor do prêmio, realizado em 18 de novembro deste ano, foi um dos que não alteraram o projeto.

A Everwrite, empresa mineira que desenvolveu programa para identificar o que usuários procuram nos buscadores na internet, está formalizada e conta com clientes em caráter experimental.

Diego Túlio Tomaz Gomes, 27, sócio da Everwrite, afirma que mostrar os serviços que estão em teste foi um dos trunfos na apresentação ao júri. "[Os jurados] gostaram de um caso concreto; conseguimos mostrar que atingimos o objetivo", considera.

PREMIAÇÃO

Além de receberem propostas de aperfeiçoamento do negócio, os empreendedores que apresentam as melhores ideias levam prêmios.

Gomes e os sócios ganharam uma viagem para o Vale do Silício (região dos EUA notória pela presença de empresas pontocom), e R$ 50 mil.

Dos 30 finalistas que participaram da WayraWeek na semana passada, 10 receberão aporte, que vai de U$ 30 mil (R$ 56,4 mil) a U$ 70 mil (R$ 131,6 mil), e assistências jurídica e de marketing.

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