Índice geral Negocios
Negocios
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Livros

Guia orienta organização para a Copa-14

Mão de obra, perfil de consumidor e opções de serviço compõem manual

RAQUEL BOCATO
EDITORA-ASSISTENTE DE NEGÓCIOS

Os números de turistas e do volume de negócios estimados para os dois grandes eventos esportivos no país -Copa e Olimpíada- variam, mas há um consenso: eles

devem promover oportunidades para micro e pequenas empresas, especialmente as concentradas nas áreas de hotelaria e gastronomia.

Ainda que o fluxo de pessoas seja, por si só, um grande impulsionador de receita, a preparação é obrigatória -desde a gestão de mão de obra até a geração de renda extra, com mimos para clientes de hotéis, por exemplo.

O diretor Conrad Lashley, da Oxford Brookes University, na Inglaterra, e a professora-adjunta da UFF (Universidade Federal Fluminense) Ana Paula Spolon trazem para o leitor empreendedor um extenso passo a passo para a gestão no dia a dia -e para marcar pontos no faturamento durante os eventos.

A diferença de "Administração de Pequenos Negócios de Hospitalidade" (ed. Campus), escrito por eles, para muitos dos manuais de gestão que surgem nas prateleiras das livrarias está na abordagem. O livro é embasado em teoria, mas não deixa a desejar nas orientações práticas aos empresários.

No capítulo destinado a geração de vendas e marketing, por exemplo, os autores ensinam como mapear os consumidores (são extrovertidos? Realistas? Têm renda?) e criar serviços ou estabelecer parcerias para atendê-los.

Para quem tem empreendimento nas áreas, traz questões a analisar: o empresário possui contatos entre jornalistas especializados? Mapeou teatros e restaurantes próximos e fez acordos comerciais com eles? Tem sistema de reserva de mesa para dias mais movimentados? E cardápio especializado para atender a diferentes perfis?

Para quem quer abrir um negócio, não esconde o jogo. Há grandes desafios nessa seara, a começar pelo gerenciamento da mão de obra.

É certo que manuais não respondem a questões muito específicas, mas o livro traz um panorama das dificuldades e das oportunidades no caminho dos empreendedores que desejam lucrar na área de hospitalidade.

INOVAÇÃO

Cérebro Global

Mohanbir Sawhney e Satish Nambisan

Editora Évora

Quanto R$ 59,90 (290 págs.)

O livro mostra como inovar por redes de relacionamento entre funcionários e com profissionais de outras empresas.

INÍCIO

A Mente de um Empreendedor

Chris Robson

Editora Lafonte

Quanto R$ 29,80 (159 págs.)

Quais são os desafios emocionais de alguém que abre uma empresa? Responder a essa questão é a proposta de Robson, que aborda medos e vitórias.

CONSUMO

Shopper Marketing

Rafael D'Andrea, Matheus Augusto Cônsoli, Leandro Angotti Guissoni

Editora Atlas

Quanto R$ 46 (174 págs.)

As estratégias no ponto de venda para conquistar os clientes são analisadas pelos autores, que ensinam como influenciar durante o processo de compra.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.