São Paulo, domingo, 01 de fevereiro de 2004


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Na negociação, grifes ganham exclusividade, e fornecedores vêem chance de consolidar marca

Famosos preferem parceiro pequeno

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os estilistas estão longe de ser "bichos-papões" e preferem negociar com pequenos e médios fornecedores, que aceitam fazer séries limitadas de suas encomendas para manter seus estilos.
Raileuza Souza Santos, 38, dona do Estúdio 19 (terceirização de confecções), é um caso. Foi apresentada a Renato Kherlakian, da Zoomp, por um assistente do estilista que a conhecera num curso. Hoje ela produz as peças da marca. "Esse bloqueio é aparente. Todos os grandes estilistas estão abertos a novas idéias, desde que sejam criativas e de qualidade."
O Estúdio 19 tem oito funcionários e já trabalha com cerca de 30 costureiras terceirizadas.
O estilista Eduardo Suppes conta que prefere os pequenos fornecedores, pois com eles ganha atenção especial. "Eles chegam a diminuir a própria produção para se dedicar ao meu pedido." Um exemplo citado por Suppes é a estamparia 7 Céus, que acerta sempre o toque que ele quer no tecido.
Já Reinaldo Lourenço pensava em fazer uma coleção usando pele de avestruz, mas as peças importadas eram muito caras. "Um dia, fazendo uma busca na internet, achei a Aravestruz, um criador dessas aves em Araçatuba [SP]. Acertamos uma parceria, que resultou nessa nova coleção."
Maurício Lupifieri, dono da Aravestruz, conta que cria as aves, faz o abate e o curtume da peça. "A parte preferida das confecções é um pedaço da pele com cerca de 70 cm, com folículos naturais, que personalizam o couro", revela.
Ivani da Silva, gerente comercial da Treviso, fábrica de bolsas e cintos de couro, procurou o estilista Mareu Nitschke. A aliança veio na nova coleção, que foi desenvolvida com o designer na fábrica. "Acreditamos que a marca ficará mais conhecida", analisa Silva.



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