São Paulo, domingo, 01 de fevereiro de 2004


Texto Anterior | Índice

VITRINE

Bebedouro terá de ser certificado pelo Inmetro

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A partir de julho, os bebedouros e os purificadores de água terão de receber um selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), que certifica que o produto é fabricado por empresa homologada e está dentro das exigências da lei.
A portaria do Ministério da Indústria e Comércio, de dezembro do ano passado, tem como finalidade aumentar a segurança do usuário e a qualidade no acabamento do produto e no processo produtivo.
Rogers Pigosse, dono da Natugel, afirma que há indústrias no mercado que usam motores recondicionados em seus produtos. "Isso faz com que eles consumam mais energia e tenham a vida útil reduzida."
Outra irregularidade, segundo Pigosse, é o uso do gás R12, que agride a camada de ozônio da atmosfera. "Os novos motores utilizam gás R134A, chamado ecológico, e são fabricados pela Embraco e pela Tecumseh."
Valdemir Dantas, presidente da Latina, afirma que o mercado de bebedouros vinha crescendo 10% ao ano, mas que em 2003 teve queda de 23%. "A nossa expectativa para 2004 é a de um crescimento de 15%", calcula.



Texto Anterior: Agenda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.