São Paulo, domingo, 01 de junho de 2008


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRONTEIRAS DO INTERIOR

Empresário deve estudar preço que poderá ser praticado na cidade

Pesquisa de mercado é requisito para investir

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de o interior paulista aparentar ter algumas das melhores oportunidades para franquias, o empresário que pretende investir em uma unidade não deve pular a fase primordial do negócio -seu planejamento-, na visão do professor de empreendedorismo da FGV-SP (Fundação Getulio Vargas) Tales Andreassi.
"Não é porque uma franquia tem muito sucesso em São Paulo que fará sucesso no interior. É preciso estudar o preço que poderá ser praticado", afirma.
Um caminho para se informar, sugere Andreassi, são sites de estatística como o do IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O professor do Ibmec São Paulo Dirk Thomaz Schwenkow acrescenta que uma fase importante da estratégia da empresa é verificar se o produto ou o serviço a ser oferecido é compatível com aquela região.
"O empresário deve visitar franqueados em outras localidades e analisar qual é o suporte que o franqueador oferece."

Longo prazo
Outro ponto a ser pensado pelo franqueado do interior é o tempo de retorno do investimento, que, de acordo com Ricardo Camargo, diretor-executivo da ABF (Associação Brasileira de Franchising), pode demorar mais -até 50 meses.
Para Paulo Goshima, que abriu em novembro do ano passado uma franquia da Parmeggio Pratos e Lanches dentro do único shopping de Paulínia, cidade próxima de Campinas, o retorno dos seus R$ 250 mil ainda está por vir. "Sei que esse é um investimento de médio a longo prazo, porque a cidade ainda tem muito para crescer."
Aliado ao desenvolvimento da cidade está também o trabalho de cada franqueado para obter o retorno mais rapidamente, na visão de Tomas Crhak, diretor da franquia Jani-King, especializada em limpeza de edificações. A empresa já conta com uma unidade em Campinas e busca franqueados em Americana e em Jundiaí.

Pontos positivos
A grande vantagem de se levar uma franquia conhecida para o interior é dar oportunidade para o empresário ter uma rede de caráter nacional, analisa Carlos Coimbra, franqueador da Oficina Brasil, da área de serviços automotivos, que tem unidades em Ribeirão Preto e Limeira, entre outras localidades.
Outro aspecto positivo do esquema de franchising é ter um negócio que já foi testado e aprovado por seus usuários, avalia Rogério Gabriel, diretor da Prepara Cursos Profissionalizantes, que tem matriz em São José do Rio Preto e está em expansão para Campinas, Limeira e São Paulo. (MCN)

NA INTERNET - http://www.ibge.gov.br/
cidadesat/topwindow.htm?1
www.portaldofranchising.com.br


Texto Anterior: Franquias crescem pelas beiradas da capital paulista
Próximo Texto: "Eu queria muito sair de São Paulo"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.