São Paulo, domingo, 01 de agosto de 2004


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tecnologia reforça poder competitivo

DA ENVIADA ESPECIAL A PERNAMBUCO

Para fazer com que a produção do Pólo de Confecções do Agreste não seja desbancada pela concorrência internacional, o Centro Tecnológico da Moda, na cidade de Caruaru, foi a ferramenta criada pelo governo estadual.
Planejado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado, o centro foca no aumento do poder competitivo das peças produzidas na região por meio de consultorias subsidiadas em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa).
Prevê ainda a implantação de dois cursos de nível superior, um de sistemas da informação e outro de moda e estilismo.
A idéia é a de que preço baixo -hoje principal atrativo das peças feitas no pólo- não é garantia de continuidade dos negócios. "Inovar é a regra do mercado globalizado. E não se inova sem desenvolvimento tecnológico", observa o secretário estadual de tecnologia, Cláudio Marinho, para quem o empreendedorismo no agreste é "condição típica da vida no semi-árido nordestino".
Uma das contribuições do centro é tentar inibir a prática da imitação e incentivar a criatividade na concepção dos produtos. Para isso, um núcleo de design atende hoje as empresas locais.
"Atualmente, até os integrantes das oficinas familiares estão começando a nos procurar para saber o que é design e como podem usar isso pra se fortalecer", comenta a coordenadora do núcleo, Daniela Vasconcelos, 31.
"Antes, tudo era copiado. Eles copiavam roupas das novelas, das revistas, imitavam uns aos outros. Com a disseminação da preocupação com design, queremos chegar a uma identidade da moda do agreste. Mas leva tempo."


Texto Anterior: Na onda local: Agreste emplaca produção de jeans
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.