São Paulo, domingo, 01 de agosto de 2004


Texto Anterior | Índice

Inventores não dispensam parcerias

DA REPORTAGEM LOCAL

O técnico em refrigeração Rubens de Oliveira Filho, 35, vive hoje o processo de transformar seu invento em um negócio viável de ser comercializado. Ele criou uma peça que, acoplada à máquina de lavar, permite o reaproveitamento da água utilizada na lavagem.
Batizado de projeto Safira (Sistema de Armazenamento, Filtragem e Reaproveitamento de Água), pode tanto ser instalado nos modelos já existentes de lava-roupas quanto inserido no eletrodoméstico ainda durante a fabricação.
"Tive a idéia porque, sempre que consertava uma máquina, tinha de enchê-la e jogar a água fora algumas vezes, para testar. Pensei no desperdício e no ambiente", explica o inventor, que conta estar em negociação com uma multinacional para assumir a produção do sistema.
Uma solução para que os capacetes dos motoqueiros não embacem nos dias de chuva foi a criação de Antônio Vannini, 37, que ainda está à caça de parceiros que queiram fabricá-la.
Trata-se de uma viseira com sistema de filamentos similar ao utilizado nos vidros traseiros dos automóveis. "Inventei porque tenho amigos que pilotam motos e que sempre reclamavam disso", conta ele.


Texto Anterior: Lançamento: Livro ensina a fazer de uma idéia um negócio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.