São Paulo, domingo, 01 de agosto de 2010


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carência de especialista é entrave

Entidades criam programa de apoio à gestão para pequenas indústrias

DE SÃO PAULO

Encontrar um bom consultor para implantar melhorias no processo de gestão adequadas à especificidade de cada negócio é um dos problemas enfrentados por industriais interessados em investir em sustentabilidade.
Na avaliação do presidente do Simproquim (sindicato de indústrias químicas de São Paulo), Nelson Pereira Reis, o empresário sabe avaliar quando precisa melhorar a gestão, mas enfrenta dois entraves: contratar profissionais capacitados, sobretudo fora dos grandes centros, e ter capital para investir.
Diante desse cenário, o sindicato, a Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) criaram o PreparAR, focado em pequenas indústrias.
Desdobramento de outro projeto, o Atuação Responsável, o PreparAR visa gestão ambiental, econômica e social a um custo acessível -cerca de R$ 7.000 ao ano.

NOVA FASE
O programa, que tem como meta capacitar 90% das empresas no país que ainda não investem no modelo, acaba de encerrar a fase-piloto. Agora seleciona novas empresas para consultoria.
A Metal Chek, indústria química de Bragança Paulista (a 83 km de São Paulo), tem 40 empregados e 28 anos de experiência e foi uma das primeiras participantes.
Com faturamento de R$ 12 milhões em 2009, a empresa pretende se tornar mais segura e competitiva.
Há quatro meses, saiu da capital para ampliar as instalações. "Tem sido importante o contato com outras pequenas e médias empresas que enfrentam as mesmas limitações", diz Lilian Sulacov, supervisora de qualidade.
Sulacov diz acreditar que a maior vantagem foi o contato com grandes companhias, que, no início do programa, ajudam na implantação de metodologias de gestão.


Texto Anterior: Gestão sustentável está fora do foco de químicas
Próximo Texto: Crescimento nem sempre é a meta proposta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.