São Paulo, domingo, 01 de setembro de 2002


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRANCHISING

Universidades se tornam opção de ponto comercial para abrir lojas de marcas famosas

Faculdades abrem espaço às franquias

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O sonho de um comerciante ou de um prestador de serviços franqueado é encontrar um bom ponto para abrir sua loja. Esse projeto pode concretizar-se em um espaço ainda pouco aproveitado pelo comércio: as universidades.
Elas reúnem, numa mesma área, um público cativo -de classe média ou média alta, jovem e com disposição para gastar-, um local com segurança, limpo e de aluguel viável.
"É um grande mercado, ao qual pouca gente presta atenção no Brasil", diz o presidente do Instituto Franchising, Marcelo Cherto.
Segundo ele, uma franquia em "espaços alternativos" -como universidades, hospitais, hipermercados e até mesmo bases militares- fatura entre 25% e 40% a mais do que uma cantina normal.

Nomes famosos
Marcas como Casa do Pão de Queijo, Pastelândia, Giraffas, Yázigi, Dunkin" Donuts, Mr. Pretzels, Café do Ponto e outras estão atentas a essas possibilidades.
O centro universitário Uninove, em São Paulo, tem as marcas Casa do Pão de Queijo e McDonald's presentes na praça de alimentação de seus dois campi. A gerente de marketing do centro, Maysa Simões, diz que é um bom negócio para todos. "A área é segura para estudantes e lojistas, e o fluxo de clientes é garantido." A Uninove tem atualmente 32 mil alunos.
Mas os franqueados devem seguir algumas regras para atuar nesse mercado. Na Uninove, os lojistas têm de abrir durante a semana, das 7h às 23h20 (para atender a todos os turnos), e não podem vender bebidas alcoólicas. Nas férias escolares e nos finais de semana, a abertura é facultativa.

Vantagens e desvantagens
A gerente nacional de expansão da rede Casa do Pão de Queijo, Renata Rouchou, afirma que o mercado é bom, mas tem de ser analisado com cautela. "É uma loja com sazonalidade, perde finais de semana, férias. Além disso, se a concorrência for desorganizada [na praça de alimentação", é ruim para o franqueado", diz.
A dica de Rouchou aos lojistas é que negociem o aluguel do espaço e o condomínio (limpeza e manutenção) levando em conta as perdas com os dias parados.
A Universidade Mackenzie abriu as portas para três franquias em 2001: Mr. Pretzels, Italian Express e Casa do Pão de Queijo. O administrador da área de convivência do Mackenzie, José Eduardo Gonçalez, afirma que "os alunos gostaram muito da praça, pois não precisam mais sair do campus para comer".

Inglês
Em Belo Horizonte (MG), o centro universitário Newton Paiva, que tem 14 mil alunos, abriga uma franquia diferente. Em vez de alimentação, educação. O Yázigi se instalou lá em 2001 para oferecer aulas de inglês. Alunos de alguns cursos, como secretariado executivo bilíngue, cursam obrigatoriamente o Yázigi.
"Isso criou um diferencial para nossa escola, e o feedback dos alunos foi favorável", afirma o reitor da instituição, Newton Paiva. Para a franqueada Elizabete Ribeiro, foi bom "associar duas marcas de peso". (RENATO ESSENFELDER)


Texto Anterior: Agenda
Próximo Texto: Rede de turismo faz parceria com universidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.