São Paulo, domingo, 01 de outubro de 2006


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gestão / telecomunicações

Adesão a planos exige pesquisa

Pacotes corporativos oferecidos por operadoras de celular apresentam grandes diferenças

Anna Carolina Negri/Folha Imagem
O diretor da Diretiva Cláudio José da Silva, que diz ter economizado 40% em gastos com telefonia depois da adoção de um plano


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As propostas são atraentes.
Mais minutos para falar entre funcionários, clientes e fornecedores, aparelhos subsidiados e acesso a novos serviços -tudo isso por uma despesa menor do que a paga hoje.
Esse é o "mundo mágico" prometido pelas operadoras de telefonia móvel ao oferecerem planos corporativos de celular. Na hora de escolher entre elas, contudo, é importante verificar muito mais do que os valores.
Atenção aos termos do contrato e confiança na operadora e na empresa de revenda podem evitar dores de cabeça quando o serviço de pós-venda for necessário.
Após tentativas de adquirir planos em três operadoras, a Guias do Brasil deparou-se com um festival de aparelhos quebrados, faturas erradas e despreparo no atendimento.
No fim do ano passado, adquiriu um plano empresarial para sete linhas, cuja primeira conta já veio com multa por rescisão contratual. A operadora alegou ter sido um engano e prometeu o estorno ao cliente.
"Não recebi os aparelhos até hoje, mas as faturas continuam chegando", reclama o diretor da firma, Hitoshi Yoshimura. Na tentativa de ter seu dinheiro de volta e cancelar o plano, Yoshimura fez diversos contatos com a central de atendimento, até entrar com notificação extrajudicial por advogado.
"O consumidor fica de pés e mãos atados. Ter de mudar o número do telefone comercial é muito ruim", reclama.

Lado bom
A consultoria em recursos humanos Diretiva teve seu gasto em telefonia diminuído em 40% quando optou por um plano com franquia de minutos. Depois da compra, bloqueou as ligações para celular -que passaram a ser feitas pelo aparelho móvel- nas quatro linhas fixas.
"Houve uma redução bastante significativa. A gente aplica a famosa regrinha: de fixo para fixo, de celular para celular", diz o diretor Cláudio José da Silva.
A possibilidade de controle prévio das despesas é outra vantagem apontada pelas empresas que escolheram planos corporativos. Há operadoras que oferecem opções empresariais do tipo pré-pago com recargas programadas mensais.
Usuária de serviço de rádio, a Tuon Cosméticos tem 60 linhas distribuídas entre as equipes de vendas e administrativa. Cada área tem um plano adequado à sua necessidade.
"Falamos sempre com os funcionários em Ribeirão Preto, Bauru, Campinas e Rio de Janeiro sem pagar interurbano", explica a gerente administrativa, Rosemeire Palomares.
(EVELYN CARVALHO)


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