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São Paulo, domingo, 04 de maio de 2003


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PEQUENOS E VIPS

Exclusivos a micro e pequenos, vão de atendimento especializado a financiamento na área tecnológica

Empresários desconhecem benefícios

TATIANA DINIZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Obter financiamento para a aquisição de equipamentos tecnológicos sem juros ou com pra- zo "esticado", contar com um atendimento especial na agência bancária, ter descontos nos gastos com hospedagem e até pagar menos na contratação de um bufê.
Essas são algumas vantagens oferecidas pelo mercado só para empresas de micro, pequeno e médio portes, que poucos empresários conhecem e utilizam. De olho no potencial desses clientes, diversos setores têm focado neles e desenvolvido estratégias diversas a fim de fisgá-los e fidelizá-los.
Há até serviços destinados a esse público e excludentes aos grandes, que proporcionam facilidades como aperfeiçoamento para exportação ou que permitem a participação em feiras internacionais com baixo investimento.
"Entendemos que esse nicho tem grande potencial de crescimento no país. Por isso estamos afinando nosso pessoal para atendê-lo", diz Eduardo Castro, 39, diretor de segmentação do Unibanco. A instituição prevê investimento de R$ 2 milhões em treinamento de gerentes especializados.
Na Casablanca, que faz finalização de peças publicitárias, empresas de menor porte contam com um núcleo diferenciado para atendê-las. "É um espaço montado com equipamentos que ajudam a reduzir as despesas", explica a diretora Solange Cruz, 30.
Entre os clientes que a finalizadora "fisgou" com a estratégia, está Felipe Dianese, 45, diretor da Sequência Cinematográfica. "Já conseguir baratear em até 35% a pós-produção de peças. É estratégico porque posso repassar a economia ao cliente e aumentar minha competitividade", analisa.

Subsídio
Para quem precisa de suporte para o aperfeiçoamento de produtos e processos, uma boa opção é recorrer ao Prumo, um programa do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) que conta com uma espécie de laboratório móvel. As despesas para o contratante ficam em apenas R$ 900, já que agências fomentadoras arcam com a maior parte dos gastos.
Também é possível contar com subsídio para participar de feiras no exterior. Uma parceria entre a Hannover Fairs, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) e a Apex (Agência de Promoção de Exportações) reduz de 60% a 75% os gastos totais de participação para pequenos e médios empresários.



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