|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
EMPRESA NO MAPA
Análise dos dados não dispensa a investigação
Visitas devem ser feitas em dias da semana e horários diferentes
DA REPORTAGEM LOCAL
Geomarketing é apenas uma
ferramenta, e não deve substituir algumas visitas à região
durante a escolha do ponto.
Dependendo de sua profundidade, a análise "oferece respostas quase prontas", mas,
mesmo assim, não exclui a observação no local, pondera Roberto Cannavan, engenheiro de
negócios da Pitney Bowes Business Insight, empresa de sistemas de localização.
"[O geomarketing] não é
garantia total", complementa
Rita Poli, diretora de expansão
da rede Big X Picanha. Na avaliação do local, a executiva investe em muita observação.
Foi dessa forma que Poli
identificou que, apesar de ter
encontrado um ponto perfeito
à luz do dia, era escuro e pouco
seguro para os clientes à noite.
O diretor de operações da rede de beleza Oligoflora, Aurélio
Carmona, tem a mesma opinião. Para abrir novas lojas, investe em dados estatísticos.
Depois, conversa com moradores, entrevista possíveis consumidores e faz pesquisa com a
concorrência na região. "Já encontrei um local ideal, mas ficava ao lado de uma borracharia",
comenta Carmona.
Pequenas
Para Sueli Daffre, sócia-diretora da SD&W, de geomarketing, a pesquisa não garante a
sobrevivência da empresa, mas
é um norte para o empresário.
Daffre fez um estudo usando
o geomarketing sobre os locais
em que as pequenas empresas
-indústrias que têm de 20 a 99
funcionários e comércios e serviços que possuem de 10 a 49-
tendem a se expandir por terem mais infraestrutura e
oportunidades de negócio.
Metrópoles desenvolvidas
(exceto Rio de Janeiro e São
Paulo), centros urbanos,
núcleos regionais, polos de
agroindústria e pequenos municípios focados no setor agropecuário e com estrutura rural
desenvolvida -especialmente
no Centro-Oeste, como Bonito
(MS)- concentram mais firmas de pequeno porte.
"Esses polos representam
54% do PIB e concentram 75%
das pequenas empresas. Mas é
preciso estar pronto culturalmente e tecnologicamente para
enfrentar a concorrência nesses locais", sinaliza.
(RB)
Texto Anterior: Estudo muda localização de unidade Próximo Texto: Frase Índice
|