São Paulo, domingo, 04 de outubro de 2009


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EMPRESA NO MAPA

Análise dos dados não dispensa a investigação

Visitas devem ser feitas em dias da semana e horários diferentes

DA REPORTAGEM LOCAL

Geomarketing é apenas uma ferramenta, e não deve substituir algumas visitas à região durante a escolha do ponto.
Dependendo de sua profundidade, a análise "oferece respostas quase prontas", mas, mesmo assim, não exclui a observação no local, pondera Roberto Cannavan, engenheiro de negócios da Pitney Bowes Business Insight, empresa de sistemas de localização.
"[O geomarketing] não é garantia total", complementa Rita Poli, diretora de expansão da rede Big X Picanha. Na avaliação do local, a executiva investe em muita observação.
Foi dessa forma que Poli identificou que, apesar de ter encontrado um ponto perfeito à luz do dia, era escuro e pouco seguro para os clientes à noite.
O diretor de operações da rede de beleza Oligoflora, Aurélio Carmona, tem a mesma opinião. Para abrir novas lojas, investe em dados estatísticos.
Depois, conversa com moradores, entrevista possíveis consumidores e faz pesquisa com a concorrência na região. "Já encontrei um local ideal, mas ficava ao lado de uma borracharia", comenta Carmona.

Pequenas
Para Sueli Daffre, sócia-diretora da SD&W, de geomarketing, a pesquisa não garante a sobrevivência da empresa, mas é um norte para o empresário.
Daffre fez um estudo usando o geomarketing sobre os locais em que as pequenas empresas -indústrias que têm de 20 a 99 funcionários e comércios e serviços que possuem de 10 a 49- tendem a se expandir por terem mais infraestrutura e oportunidades de negócio.
Metrópoles desenvolvidas (exceto Rio de Janeiro e São Paulo), centros urbanos, núcleos regionais, polos de agroindústria e pequenos municípios focados no setor agropecuário e com estrutura rural desenvolvida -especialmente no Centro-Oeste, como Bonito (MS)- concentram mais firmas de pequeno porte.
"Esses polos representam 54% do PIB e concentram 75% das pequenas empresas. Mas é preciso estar pronto culturalmente e tecnologicamente para enfrentar a concorrência nesses locais", sinaliza. (RB)


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