|
Próximo Texto | Índice
PACOTE PARA EXPORTAR
Receita de exportação de pequenas cresce 41,2%
Madeira, máquinas e pedra são os produtos vendidos por maior valor
MARIANA IWAKURA
DA REPORTAGEM LOCAL
Em tempos de dólar desvalorizado, parece difícil ter sucesso vendendo produtos no exterior. Não é o que mostram dados de exportação compilados
pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e obtidos com
exclusividade pela Folha.
Segundo o MDIC, a receita
oriunda da exportação de produtos de micro e pequenas empresas de janeiro a junho deste
ano foi 41,2% maior do que a
gerada no mesmo período em
2006. O número de MPEs que
exportaram cresceu 3,8%.
Ao avaliar esse resultado, deve-se levar em conta que entre
2004 e 2006 houve redução no
número de micro e pequenas
firmas que exportam e na receita gerada com a atividade.
Em 2006, os principais blocos de destino das exportações
das MPEs foram a Aladi (Associação Latino-Americana de
Integração), com 28,8%, a
União Européia (24,7%) e os
Estados Unidos (22,2%).
Os grupos de produtos exportados por valores maiores e
por firmas de micro ou pequeno porte em 2006 foram madeira, máquinas e equipamentos mecânicos e pedras (como
mármores e granitos.
"Móveis, obras de pedra, calçados e máquinas são produtos
que os pequenos empresários
vendem a valores mais expressivos", considera Fábio Martins Faria, diretor do departamento de planejamento e desenvolvimento do comércio exterior da Secex (Secretaria de
Comércio Exterior), do MDIC.
Apesar do cenário otimista, a
valorização do real em relação
ao dólar é um fator que inquieta exportadores. "[Devido à taxa de câmbio], as empresas
perdem competitividade", diz
Milton Bogus, diretor do Dempi (Departamento da Micro,
Pequena e Média Indústria, da
Federação das Indústrias do
Estado de São Paulo).
Antes de cruzar fronteiras,
porém, o empresário precisa
estar atento a alguns pontos. A
seguir, confira sete idéias de especialistas para que essa remessa traga lucro -e não prejuízo- na bagagem.
Próximo Texto: Virtual sites ajudam na divulgação de firma a cliente Índice
|